Rio Branco, AC, 6 de março de 2026 01:13

BRB entrega plano ao BC para reforçar capital e preservar liquidez

O Banco de Brasília (BRB) entregou nesta sexta-feira (6) ao Banco Central (BC) um Plano de Capital com medidas voltadas à recomposição do balanço e ao reforço da liquidez da instituição em até 180 dias. O documento foi apresentado pessoalmente pelo presidente do banco, Nelson Antônio de Souza, ao diretor de Fiscalização do BC, Gilneu Vivan, com a presença do secretário de Economia do Distrito Federal, Daniel Izaias.

Segundo o BRB, o plano reúne ações de caráter preventivo, que só serão implementadas caso fique comprovada a necessidade de aporte por parte do Governo do Distrito Federal (GDF), o que dependerá da conclusão das investigações em andamento. Em nota oficial, o banco não informou valores, mas destacou que a iniciativa busca garantir a sustentabilidade da instituição, preservar a estabilidade das operações e assegurar transparência a clientes, investidores e parceiros.

Apesar da ausência de números no comunicado, o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino, afirmou em depoimento à Polícia Federal, no fim do ano passado, que operações com o Banco Master teriam provocado um rombo de cerca de R$ 5 bilhões no balanço do BRB. O banco, por sua vez, não detalhou as ações previstas no plano, limitando-se a afirmar que as medidas protegem os clientes e garantem o funcionamento regular da instituição.

Em tese, o BRB dispõe de cinco alternativas para levantar capital, incluindo empréstimos de outras instituições financeiras, venda de ativos, criação de fundo imobiliário, aportes do Tesouro do DF e operações com apoio do Fundo Garantidor de Créditos. As medidas que envolvem recursos públicos dependem de aprovação da Câmara Legislativa do DF. O objetivo é injetar liquidez, reduzir o tamanho do banco e diminuir a necessidade de novos aportes em um cenário de restrições fiscais.