Chocolate acreano já um doce negócio para produtores e comerciante

Um dos produtos beneficiados no Estado do Acre é o cacau, que tem sido utilizado para criar o primeiro chocolate a disputar o mercado e que já se prepara para ser comercializado junto a grandes marcas premiadas.

Assim como o café, cada pessoa tem o seu gosto, tem aqueles que gostam dos sabores mais fortes e outros mais doces.

A comercialização de chocolate no Acre já é realidade, onde alguns dos produtos vendidos tem a participação acreana, principalmente do Juruá e Purus.

Mas para conhecer melhora esses produtos inclusive premiados, precisamos conhecer um dos idealizadores desse mercado que agrada a todos os gostos. Como explica Leandro Brasil!

“A gente fala que a gente consegue mudar de vida, quando a gente consegue mudar a vida dos outros. Eu acho que é esse o propósito da além do cacau, não só mudar as nossas vidas como proprietários da loja, mas também mudar a vida do produtor de chocolate, do produtor de cacau. Então a gente resolveu criar uma loja aonde nós reunimos as melhores marcas de chocolate do Brasil e com uma grande característica que são de pequenos produtores, então quando a gente fala da além do cacau, a gente não fala só de uma loja de chocolate, por isso que o nome da loja é Além do Cacau”, disse Leandro.

Para quem não se aprofunda no mercado como investidor, acaba enxergando o chocolate como um simples doce. Mas é ai que se engana, Leandro explica a diferença de se ter um produto em um espaço exclusivo, do que estar entre outras marcas encontradas nos supermercados.

“Você já sabe o que vai comprar, então praticamente é algo automático, você vai lá no setor e compra seus produtos e os nossos chocolates eles são produtos de venda, eu preciso de um ambiente que venda e apresenta ele, não adianta eu colocar um chocolate especial numa gôndula de supermercado e não ter uma apresentação. A gente cresceu comendo chocolates de grandes marcas, então a gente acaba associando qualidade com padrão com as marcas que nós conhecemos. Quando você pega uma marca menor e coloca lado a lado automaticamente essa marca menor perde força, então a gente fala que chocolates especiais necessitam de lojas especiais que nela vão ter as apresentações ideais, as degustações especiais para o público poder ser educado nesse mundo chocolate, a comparação de chocolate é que nem café, depende da sua origem, da sua região, muda muito o sabor do chocolate”, ressaltou o empresário.

Leandro ainda destaca a diferença “Acontece no e-commerce, é uma venda fria, você vai ali na tela do teu computador ou no teu celular e compra, mas geralmente no e-commerce você compra aquilo que você conhece, então como a gente pensou, como é que eu vou vender uma marca de chocolate que ela não tem tanta visibilidade online, então a gente achou necessário criar uma lógica, uma loja física para receber o nosso cliente, ele fazer uma grande imersão no mundo do chocolate a nossa loja você vai ter acesso a degustações e a histórias, dessa forma você vai poder escolher o chocolate que combina com você, por isso se fez necessário a loja física. Quem sabe no futuro a gente vai pro e-commerce, mas hoje eu percebo ainda que a gente tem a necessidade de educar os nossos clientes em relação ao consumo de chocolate e a loja física ela tem um papel “, frisou Brasil.

O negócio vem dando certo, onde já se está negociando a expansão da comercialização para abrir a primeira filial e já tem a proposta de venda internacional por meio das rodadas de negócios da Apex Brasil.

“Expansão da comercialização para abrir a primeira filial e já tem a proposta de venda internacional por meio das rodadas de negócios da Apex Brasil, o ano 2023 foi muito mágico para a gente e agora com uma Apex, virou o jogo mais ainda, então a gente já vinha com projeções e com a chegada da Apex aproximando as nossas relações, a expectativa a gente estava triplicou. A gente vai abrir uma loja no estado do Paraná, lá em Foz do Iguaçu, já tá em fase final de negociação e vai ser primeira loja de Shopping dentro da nossa franquia Além do Cacau, uma marca acreana, isso é bem importante, aí para internacionalizar a nossa marca então a gente vai fazer parte de um projeto a convite da Apex”, explica o empresário.

Negociações com os Estados Unidos, com a Índia e com o Peru estão sendo realizadas e em breve uma empresa acreana terá a sua marca internacionalizada para todo o mundo. Além de envolver produções e ingredientes acreanos como a farinha de Cruzeiro do Sul em uma das criações do chocolate.

Para quem visita a loja tem a oportunidade de conhecer histórias nas paredes da loja e outros detalhes. A Além do Cacau se encontra localizada na galeria Bluefit de segunda a sexta das 11h às 19h e aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 18h.