Rio Branco, AC, 26 de julho de 2026 16:10

Iapen e Polícia Penal reforçam estrutura do Núcleo de Monitoramento Eletrônico de Brasiléia

O Presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Iapen-AC e da Polícia Penal do Acre – PPAC, Leandro Rocha, acompanhado dos Diretores da Divisão de Monitoramento Eletrônico – DME, da Divisão Especial de Operações Penais, DEOP e da Divisão de Ressocialização – DIRES, realizou na sexta-feira, 24, uma visita institucional ao Núcleo de Monitoramento Eletrônico – NME, de Brasiléia.

A visita teve como principal objetivo levantar as demandas e necessidades dos Policiais Penais que desempenham suas atividades em uma sala instalada no Fórum da Comarca de Brasiléia.

Durante a ação institucional, foram entregues equipamentos estratégicos para a atuação das equipes: substituição das munições e entrega de uma caixa com 50 novas munições para cada Polícial, um novo computador, tornozeleiras eletrônicas e botões do pânico. A entrega visa reforçar diretamente as operações de proteção às mulheres vítimas e o enfrentamento aos crimes de violência doméstica contra a mulher na região de fronteira.

O Núcleo de Monitoramento Eletrônico sediado em Brasiléia é responsável pelo acompanhamento eletrônico de cerca de 300 apenados residentes nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.

Para o Coordenador do NME em Brasiléia, Policial Penal James Silva, a presença do Presidente evidencia o compromisso da gestão com o fortalecimento das ações Penais na faixa de fronteira.

Também participou da comitiva o Diretor da DME de todo o estado, Henrique Lebre, que destacou o impacto da entrega: “Hoje foi um dia muito importante para o Núcleo de Brasiléia e Epitaciolândia, com a entrega de novos equipamentos, que irá fortalecer as ações na fronteira”, afirmou.

Durante a visita, o Presidente Leandro Rocha manteve uma videoconferência com o juiz da Comarca de Brasiléia, José Leite de Paula Neto, que se encontrava na capital. O encontro virtual teve como pauta o alinhamento das atividades e o fortalecimento da integração entre a Polícia Penal e o Poder Judiciário local.

“Em continuidade às nossas ações de visita aos setores da Polícia Penal, estivemos no Núcleo de Brasiléia realizando a entrega de novos equipamentos que irão fortalecer a operacionalidade. Na oportunidade, também conversamos com o magistrado responsável pela comarca de Brasiléia para alinharmos as atividades entre as instituições”, finalizou o Presidente.

As ações executadas nos últimos dias pelo Iapen e pela Polícia Penal reafirmam o compromisso da instituição no combate contínuo ao crime organizado e com a valorização dos Servidores que atuam na Segurança Pública do Acre.