Rio Branco, AC, 5 de março de 2026 23:27

Prefeitura trata de preparo de solo para plantio de arroz na capital

Com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), vem fortalecendo o Programa Produzir para Empregar com ações voltadas ao apoio direto ao homem do campo. Além da assistência técnica, mecanização agrícola, distribuição de calcário e insumos, o município passou a realizar também a cessão de mudas de café, milho e arroz.

Na manhã desta segunda-feira (23), mais uma área da Embrapa foi preparada para o plantio de arroz das variedades Primavera e BRS 360, geneticamente melhoradas e oriundas do estado de Rondônia, iniciativa que visa aumentar a produtividade, gerar renda e fortalecer a agricultura familiar em Rio Branco.

“Está aqui, o ano passado a gente fez 3 hectares aqui na Embrapa, de semente de arroz e esse ano a gente já distribui para os agricultores Familiares, nós já estamos acabando de montar lá a usina de beneficiamento de arroz, feijão e milho e se Deus quiser, este ano ainda Nossa Rio Branco já vai começar a comer Arroz de Rio Branco, disse o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.

O secretário municipal de agropecuária, Eracides Caetano, ressaltou que a parceria com a Embrapa tem sido um braço forte para a gestão municipal, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade dos produtos e alimentos produzidos no campo.

“É isso, a gente já fez uma parceria no ano passado com a Embrapa, a gente tem aí um termo de compromisso com a Embrapa e até a questão de análise de solo e a parte técnica que eles acompanham e agora a gente está tornando essa nova parceria que é esse ano de novo. O ano passado a gente pôde colher aqui quase 5 mil quilos de arroz. Já distribuímos aí para os produtores e estamos fazendo um novo plantio aqui para fazer nova distribuição a partir desse ano que vem”, ressaltou o secretário, Eracides Caetano.